Uma empresa que precisa de assessoria jurídica mais constante pode pensar em ampliar seu departamento jurídico, mas será que essa é uma boa ideia? Com a especialização cada vez mais predominante nos ramos do direito, um profissional interno pode não conseguir fornecer serviços advocatícios iguais aos de um escritório especializado.
Quer saber mais sobre as vantagens de contar com assessoria jurídica terceirizada? Acompanhe este artigo! Traremos seis vantagens muito interessantes para as empresas!
1. Redução de custos
Manter um departamento jurídico interno pressupõe a contratação de alguns advogados, criação de um espaço físico adequado e investimento em tecnologia e gestão jurídica. Quando a empresa contrata um escritório especializado em serviços jurídicos, essas necessidades estruturais desaparecem. Basta que a empresa faça a gestão do contrato e receba todas as orientações dos prestadores de serviços.
2. Manter o foco em seu negócio
Se o negócio da empresa não é a prestação de determinados serviços jurídicos, por que gastar muito tempo, recursos e energia com a gestão de questões dessa natureza? Com a delegação para profissionais especializados, a empresa pode se manter focada em sua área de atuação, buscando a expansão do negócio.
3. Suporte especializado
Uma empresa pode ter uma grande quantidade de problemas jurídicos, em matérias muito variadas. Atualmente, dificilmente um advogado consegue ter domínio de todas as áreas. Contar com um departamento jurídico generalista gera queda na qualidade das soluções apresentadas pela empresa.
Profissionais especializados se mantém constantemente atualizados sobre os temas de seu domínio e são capazes de dar um suporte muito maior ao empreendimento. A segmentação do conteúdo é muito comum nos escritórios de advocacia terceirizados e tem se comprovado como a melhor opção para assegurar uma boa qualidade dos serviços.
4. Rapidez nos serviços
O escritório de advocacia que presta serviços jurídicos para várias empresas já tem uma rotina de trabalho e procedimentos estabelecidos para lidar com problemas. Enquanto o profissional do jurídico da empresa tem que criar uma solução do zero, o escritório conseguirá agir imediatamente no problema.
5. Menos riscos trabalhistas
Com a contratação de um escritório, a empresa realiza uma transferência das responsabilidades e dos riscos da contratação de empregados. No modelo terceirizado, os escritórios é quem são os empregadores e a relação entre a empresa e o escritório é de natureza civil, bem menos complicada que a trabalhista.
A terceirização reduz o risco trabalhista da empresa de forma significativa. Os profissionais do departamento jurídico costumam ser bem remunerados e a supressão total ou parcial desse tipo de contratação gera uma redução drástica do passivo.
6. Menos dependência de uma pessoa
Os escritórios contam com diversos profissionais aptos a atender a empresa. Por causa da estrutura e da forma de divisão de tarefas, a falta ou a substituição de um membro da equipe não costuma trazer problemas para o andamento dos trabalhos.
Numa empresa com um departamento jurídico, além do possível prejuízo pela falta do empregado, também se cria uma nova carga de trabalho para outros departamentos. Conseguir a substituição de um advogado envolve o penoso processo de recrutamento, além da fase de treinamento e adaptação.
Agora que você já conhece algumas vantagens da terceirização de serviços advocatícios, dê o próximo passo! Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa proposta de trabalho!