Desvende os segredos da escolha de um bom advogado

Geralmente, quando você está em busca de garantir um direito seu, a maior dúvida se relaciona a como encontrar um bom advogado — afinal, isso é um fator essencial e até mesmo decisivo para atingir os resultados esperados.

Apesar da diversidade de advogados atuantes no mercado, a escolha está longe de ser uma tarefa fácil, pois é preciso adotar algumas medidas para encontrar o profissional adequado ao seu caso e que vai te dar a segurança que necessita.

Pensando nisso, elaboramos este texto com alguns critérios que devem ser avaliados na hora de escolher um bom advogado. Confira!

Especialização na área do processo

São diversas as áreas de direito e isso por isso existem advogados especializados para tratar de cada tipo de assunto. Quando o profissional tem conhecimento de causa, o trabalho tende a ser realizado com eficiência, gerando melhores resultados.

Por este motivo, busque por um especialista que seja atuante na área relativa ao seu problema e evite dores de cabeça. Por exemplo, para casos de reclamação de um funcionário, você não vai contratar um advogado criminalista, e sim um advogado trabalhista.

Fácil comunicação

Para que você se sinta seguro durante todo o trâmite processual, é essencial contratar um advogado que mantenha uma comunicação contínua e que avise sobre os possíveis avanços ou retrocessos.

Ele precisa estar disponível para esclarecer suas dúvidas e, caso não possa pessoalmente, que se disponibilize por meios como telefone, e-mail ou mesmo apps de mensagem instantânea, já que advogados costumam ter uma rotina corrida.

Contudo, mesmo que o tempo de resposta precise ser razoável para ambas as partes, o cliente precisa entender suas próprias necessidades para que não acabe optando por alguém que o deixe à deriva em situações mais complicadas. Uma boa maneira de avaliar isso é por meio de um contato prévio com a equipe antes da contratação.

Experiência em causas semelhantes

Procure informações sobre a prática e atuação do advogado por meio da internet, averiguando sua prática, a faculdade que estudou e se a qualificação atende suas necessidades particulares.

Observe o índice de sucesso do profissional em casos parecidos com o seu. Embora o advogado não possa garantir um resultado, pelo menos ele pode dar uma noção do que você pode esperar de uma ação e quanto tempo histórias similares levaram para finalizar.

Depoimentos de outros clientes

Procure, também, recomendações e referências sobre o advogado por meio de outros clientes, amigos, familiares. Pergunte o tipo de serviços solicitados por eles, se ficaram satisfeitos com os serviços prestados e se indicariam o profissional.

Acesse o site ou blog do advogado

Grande parte dos advogados e escritórios advocatícios possuem um site, perfis em redes sociais e blogs em que postam atualizações e novidades relevantes para sua área de atuação. Consulte esses canais e verifique informações sobre suas especializações, qualificações profissionais, postura e conteúdos oferecidos e tire suas próprias conclusões sobre ele.

Esperamos ter ajudado em como encontrar um bom advogado. Nunca se esqueça que ele será o representante dos seus interesses e, por este motivo, fazer uma escolha minuciosa e consciente é fundamental. Além disso, para que seu processo corra adequadamente, apresente todos os documentos necessários e contribua com tudo que for solicitado.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite sua visita em nosso blog e saiba tudo sobre advocacia preventiva agora mesmo!

Ficou com dúvida ou gostaria de saber mais?
Nos envie uma mensagem!
Você será respondido em breve por um de nossos profissionais. 
Enviar!
Fique tranquilo, também não gostamos de spam.