A inadimplência é um mal que assola a sociedade, sobretudo em tempos de crise. E um dos efeitos dele chega ao universo empresarial por meio dos clientes inadimplentes, que prejudicam demasiadamente a saúde financeira e a rotina administrativa das empresas podendo levá-las à falência. Isso porque, em grande parte dos casos, elas não conseguem meios de recuperar crédito.
Alguns fatores que influenciam a insolvência por parte dos usuários são o mau planejamento financeiro e a recessão. Diante de tais fatos, as empresas se veem em uma delicada situação: como recuperar o crédito de seu cliente sem danificar o relacionamento e ainda assegurar que as vendas continuem?
Neste post vamos listar cinco dicas para sua empresa recuperar crédito decorrente de consumidores inadimplentes. Se você tem interesse em conhecê-las, continue a leitura!
Identifique os clientes inadimplentes
Anteriormente à inclusão do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, é necessário identificá-lo. Desse modo, o empresário entrará em contato direto com o seu freguês usando como justificativa principal para pagamento a inserção do nome no SPC.
O empresário pode lançar mão de parcelamento da dívida, modificação no prazo, indicação de empréstimos, dentre outros. Negociações amigáveis não prejudicarão o relacionamento com o cliente e podem recuperar crédito de maneira simples e eficaz. Ele passará a ver a empresa como uma parceira nesse momento complicado.
Terceirize a cobrança
A cobrança é uma tarefa extremamente delicada. Por isso, sua terceirização é uma ótima alternativa para recuperar crédito. Uma empresa especializada que tem conhecimento de como proceder no caso, sem prejudicar o relacionamento com o cliente, assumirá o trabalho.
Desse modo, se as dívidas se prolongarem, é ideal contratar alguém especializado para fazer sua cobrança, pois empresas que contam com profissionais experientes na área saberão como realizar esses procedimentos sem que haja necessidade de recorrer a outras searas.
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia está presente em nossas vidas para facilitá-la. Portanto, devemos usá-la em nosso favor. O empresário pode optar por envio de e-mail e mensagens de celular como forma de cobrança, em vez das inúmeras ligações constrangedoras para ambos os lados, as quais costumam perturbar o cliente e podem gerar atrito.
Hoje em dia, existem aplicativos e programas próprios para a negociação de dívidas. É importantíssimo que o empresário elabore seu sistema de gestão de cobrança por aplicativos e softwares integrados às ferramentas de análise de crédito, buscando recuperar os valores devidos.
Preserve sua carteira de clientes
O empresário deve entender que o cliente, apesar de insolvente, é fundamental para a sociedade empresária. Deve-se sempre procurar compreender a necessidade do consumidor e celebrar contratos que sejam benéficos para ambas as partes.
É interessante apresentar condições flexíveis para pagamento, repensar política de juros e afins, e abrir mão de alguns acréscimos, de forma que o pagamento da dívida pelo cliente seja facilitado. Haverá uma relação de confiança com o usuário que tende a ser benéfica, até mesmo, para negociações futuras.
Tenha uma assessoria jurídica de confiança
Tão fundamental como qualquer setor de uma organização empresarial é uma assessoria jurídica que trabalhe em prol da empresa. No caso de dívidas, o consumidor vislumbrará maior consistência na cobrança, pois ela será realizada por pessoas que atuam dentro dos limites legais, sem constrangimentos ao devedor.
Além disso, o acompanhamento de um advogado desde a elaboração do contrato não permite que haja margens para discussão e desproporcionalidades na avença. Nas cobranças extrajudiciais, a assessoria jurídica terá maior capacidade na formulação de acordos estratégicos, com cláusulas benéficas ao empresário sem oneração ilegal ao consumidor.
Por fim, se for necessário o ajuizamento de ação para recuperar crédito, a presença de um advogado desde o início fará com que a transição entre a negociação extrajudicial e a ação judicial se torne mais simples.
Então, você percebeu que há diversas maneiras de recuperar crédito. O empresário deve manter um bom relacionamento com sua clientela, inclusive com os inadimplentes. Além disso, também é preciso lançar mão de profissionais competentes para realizar a cobrança, principalmente na área jurídica.
Gostou das dicas de como recuperar crédito? Possui alguma dúvida ou outra visão sobre o tema? Então, deixe um comentário. Gostaríamos de saber a sua opinião sobre o assunto.