Aprenda agora 4 dicas para evitar a falência de uma empresa

Diante da crise econômica que assolou o Brasil nos últimos anos, muitas empresas se viram endividadas a ponto de ter que encerrar a atividade empresarial. Nesse estágio, não há condições de honrar as dívidas e os compromissos assumidos, pois os valores em caixa são insuficientes. É o que se conhece como falência de uma empresa.

Todos nós sempre ouvimos muito sobre a falência, sobretudo quando se trata de empresas. Mas poucos sabem o que ela realmente significa, quais são suas consequências ao empresário e de que maneira ele pode evitá-la.

Caso você tenha interesse em saber um pouco mais sobre a falência de uma empresa e quais os modos de impedir que esse infortúnio aconteça, continue a leitura!

Entenda o processo de falência de uma empresa

O processo de falência de uma empresa abrange dois aspectos. O primeiro deles é o econômico, que representa um estado patrimonial de insolvência, ou seja, quando um empresário ou sociedade empresária possui mais passivo que ativo (mais dívidas que ganhos). O segundo é o jurídico, que é tratado pela Lei 11.101/05.

O principal motivo da falência de uma empresa em nosso país é, sem sombra de dúvidas, a má gestão. Alguns exemplos disso são:

  • falta de análise do mercado antes de iniciar um negócio;
  • não contratação de profissionais capacitados;
  • não ouvir o que o cliente quer;
  • ações e dívidas trabalhistas em excesso.

Entendido o conceito e as principais causas da falência, veja a seguir 3 dicas para evitá-la.

  1. Analise seu fluxo de caixa e suas vendas

É fundamental que o empresário tenha um fluxo de caixa bem organizado. Assim ele poderá levantar o histórico de toda a empresa, analisar quais áreas são mais lucrativas, descobrir quais produtos e segmentos causam prejuízos financeiros.

A organização dessas operações permite identificar problemas e encontrar soluções (como cortar despesas desnecessárias e regular os preços de venda das mercadorias ou serviços) mais facilmente caso a empresa passe por algum período de dificuldade.

  1. Negocie dívidas e prazos

iniciativa de negociar demonstra ao credor que o devedor tem a intenção de honrar o compromisso firmado. Isso gera confiança e posterga litígios judiciais. Muitas vezes até evita que ocorram.

Caso o empresário verifique que sua empresa terá dificuldade para cumprir prazos e pagar dívidas, ele deve procurar seus credores e propor negociações. Ele poderá escolher novos parcelamentos e até novos prazos de acordo com o credor.

Outra saída é realizar um empréstimo único para saldar todas as dívidas existentes. Dessa maneira, todos os credores anteriores são pagos e a dívida passa a se concentrar em um único credor com novo prazo e novas condições de pagamento.

  1. Melhore a relação com os clientes

Sem dúvidas, são os clientes que fazem o negócio prosperar ou não. Quando um cliente perde a confiança nos produtos ou serviços de uma empresa, ele desperta suspeita em outros clientes. Por isso é imprescindível observar o seu funil de vendas, o atendimento, o relacionamento com o cliente, avaliações da empresa etc. Além do mais, é importante obter novos clientes por meio de iniciativas da empresa e de indicações da atual clientela a todo momento.

De qualquer forma, quando as coisas saírem de controle, seja por situações previstas ou imprevistas, é hora de tomar providências sérias. A falência ainda pode ser evitada nesse estágio.

Nesse momento, é importante contratar profissionais especializados que identifiquem as razões do problema em cada setor da empresa e sugiram a adoção de medidas que impactem positivamente o fluxo de caixa como a recuperação judicial que, em resumo, trata-se de uma reorganização financeira capaz de evitar a falência. Em tais situações, o principal profissional a se recorrer é o advogado, que será responsável por assessorar a empresa.

Recapitulando, procure controlar seus gastos analisando os produtos e serviços que devem ser priorizados visando o lucro. No entanto, jamais se esqueça de demonstrar interesse em saldar as dívidas da empresa e de investir na satisfação do seu cliente. Desse modo a bancarrota passará bem longe de você.

Agora que você aprendeu 3 formas de evitar a falência de uma empresa é só colocá-las em prática. Se você quiser descobrir mais dicas valiosas como essas, siga-nos nas redes sociais. Estamos no LinkedIn e no Facebook.

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